7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade

O ano já começou e você quer fazer diferente na fotografia também? Nada mais justo que eu selecione os 7 projetos fotográficos para 2013 que exercitam a criatividade e olhar. Esses projetos sempre ajudam na criatividade, indo bem além da fotografia. Digo por experiência própria.

Agora vamos a lista:

– 365 Days Project 

Esse é o projeto mais famoso da lista e há várias interpretações pra ele. Como muitas interpretações desse projeto começaram a acontecer eles ficaram um pouquinhos mais rígidos no grupo. Só são permitidos autorretratos, ou fotos em que apareçam uma parte sua. Fotos de sombras também são permitidas, contanto que não sejam frequentes. Isso estimula a maneira que você se vê e seu poder de síntese, além de muitas pessoas tentarem fazer dessas fotografias um resumo do seu dia para se lembrarem no fim do projeto. Somente pode ser adicionada uma foto por dia!  

milk_teeth

PS.: Para os que acham 365 fotos suas demais tem o 52 Weeks que é uma foto sua por semana (!!) e não por dia como a maioria. E esse grupo 365 Project também não exige que sejam autorretratos seus, pode ser foto de qualquer coisa que tenha marcado seu dia.

2 – 52 Photowalk

Para os que gostam de fotografia de rua ou que desejam começar a explorar o olhar esse é o melhor projeto. A única exigência é que você saia pela cidade com sua câmera e fotografe! Simples desse jeito. Você pode tirar quantas fotos quiser e adicionar ao grupo cinco fotos, no máximo. Então são 25 fotos por mês para você compartilhar no grupo e para você poder ser o quanto criativo quiser. O grupo ainda é bem pequeno, mas achei tão sensacional que quero participar esse ano com certeza! ♥

Randy A38

3 – Photo a Day – Fat Mum Slim

Os projetos do blog Fat Mum Slim são bastante conhecidos na blogosfera, principalmente no Instagram. O mais bacana desse projeto é ser por mês, então é bem legal para quem está iniciando no exercício. A  Chantelle posta uma imagem como se fosse o calendário do mês com uma lista de temas sugeridos para cada dia desse mês. Você pode postar onde quiser utilizando a hashtag #fmsphotoaday e pronto, já está participando! A Celle do Cerise n’ Peper já participou desse projeto e foi bem legal acompanhar as fotografias dela. É muito interessante ver as leituras diferentes que as pessoas tem sobre um mesmo tema. A Gigi do Avec Gigi está fazendo esse projeto (eu também estou!) de Janeiro e convidou todo mundo pra participar usando a hashtag #avecgigi para ela depois selecionar as fotos mais bacanas e compartilhar no blog dela! ♥

Cerise n’ peper

4 – 52 Weeks Project

Esse já é um pouco mais simples que o 52 Weeks. É simplesmente fotografar aquilo que deseja, independentemente de autorretrato. Você pode postar no máximo duas fotos por semana caso não consiga decidir entre duas preferidas. O bacana também é que você pode começar quando quiser, não precisa começar no mês de Janeiro, o interessante mesmo é que tenha um ano de duração. Foi esse o projeto que fiz durante todo 2012, aliás, preciso postar o término dele aqui. Nem acredito que cumpri um projeto inteirinho! {Veja o meu projeto completo aqui}


gostodecanela

5 – 100 Strangers

Imagine fotografar completos estranhos? Essa é a proposta desse projeto. Fotografar pessoas que você viu nas ruas, no café, no trabalho, onde quer que seja, e posando para você. Não vale tirar sem que a pessoa saiba! Esse é para aquele que quer levar a fotografia a sério, se experimentar mesmo, aliás, não é qualquer um que tem coragem de pedir alguém para fotografá-lo e ainda saber um pouquinho de sua vida para servir de descrição para a foto. A proposta é linda e me lembra aqueles grandes artistas que fotografaram e/ou pintaram estranhos nas ruas, ou em seu estúdio, simplesmente porque se sentiram atraídos por sua figura. A ideia não é uma corrida até o número 100, você deve fazer as 100 fotografias ao longo do tempo (que é indeterminado até onde entendi) e ir testando novos modos de fazer o retrato, na tentativa de captar cada vez melhor a essência do retratado. Fiquei completamente desafiada a fazer.

stevenson_scott

6 – Try Mono

Esse eu inventei. Sim, não achei mais nada bacana. Minto, achei um que algumas meninas fazem estilo “6X6” ou “4X4” do tipo, seis blogueiras tirando seis fotos e postando todo dia 6, e assim vai. Mas achei meio fechado para quem tem blog e precisa de outras pessoas para o projeto dar certo, então pensei no Try Mono. Experimentar mais o clássico, arriscar e observar mais as nuances de luz ao invés de somente tratar as fotos você já fotografá-las em mono. Acho que soa bem mais interessante, não? E fica bem tanto para digitais quanto analógicas. Eu pelo menos sempre sonhei em fotografar com câmera analógica usando filme P&B.

gostodecanela

7 – Desfoque

Esse eu inventei também. Por que não desfocar um pouco? Ver um pouco menos de formas e mais cores, luzes e pontos. Outro exercício interessante e que ajuda compor com as cores. Tirar a foto antes da câmera identificar o assunto também mexe com nossa intuição, até porque só vemos o resultado após o clique. E o que é a arte sem uma boa dose de intuição? Tente antes de fotografar apertar os olhos um pouco (funciona super melhor a noite), ajuda a “visualizar” como irá ficar a foto dependendo do recurso da sua câmera e, novamente, faz você estimular a intuição, identificar o que mais chama atenção naquela cena e explorar seu olhar.

betty

Agora é só se munirem de suas máquina digitais, analógicas ou celulares e serem criativos por aí. Vale compartilhar no Flickr, Facebook, Instagram, Tumblr, em seus blogs ou até mesmo guardar numa pastinha no computador. A ideia é participar e achar um tempinho para você durante o dia corrido.

♥♥♥

19 opiniões sobre “7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade

  1. Adorei as dicas e explicações. Estou tentando fazer dois: 365days e 52weeks. Ainda estou em fase de adaptação e espero ao longo do ano pegar o ritmo, aprender novas técnicas de fotografai e melhorar e muito as minhas fotos. Penso em fazer a 52 Photowalk, gostaria de tentar a 100 Strangers, mas não sei tirar foto sem as pessoas perceber e não tenho coragem de pedir. São otimos projetos, dá vontade de adotar todos!

    Como sempre ótimo blog e dicas.

  2. Eu não consigo levar esses projetos muito longe… só consegui esse no mês de agosto, que foi mais fácil haha Mas não tenho coragem de começar ele de novo não. Mas gostei muuuito do Try Mono, acho que vou tentar ele uma vez por mês (:
    Obrigada por me citar e colocar foto minha, aliás, adorei! haha ❤

  3. Aaah, gostei das suas ideias! Muito legais os que você criou! E também gostei muuuito desse 52 Photowalk, não conhecia. Achei tão fácil e divertido! 😀

  4. Não me dou bem com os projetos. Não tenho bom olho pra coisa, mas to vendo que a chegada da sua nova cam tem aguçado sua criatividade, adorei o post.

    Esse de tirar de pessoas estranhas é meio complicado.

    Bjos e mais bjos Gracinha…um bom ano pra vc

  5. Que projetos interessantes. As suas fotos são ótimas. Eu não sei se consigo mas admiro muito o desafio. É uma forma muito especial de ver a vida. Gostaria de fazer o do 100 Strangers, apesar de um possível receio das pessoas.
    Um abraço! ♥

  6. Legal! Adorei esse seu post! Pra começo de ano acho super legal iniciar algum projeto e levantar o desafio de manter o ano inteiro. Fiquei pensando em fazer algum desses, mas ao invés de fotografias eu faria com aquarelas. (imagina 52 aquarelas???) hehe!! Haja inspiração!!

    Se bem que esse projeto de aquarelas pode ser que eu leve adiante…

    O sétimo projeto poderia complementar mais ainda, porque você pode pode ao invés de trabalhar com o desfoque, poderia também escolher uma série especial. Tipo “Blue”, encontrar em todo lugar o azul e fotografar, a variedade de elementos azulados (naturais ou não) é enorme! Aí você pode construir um enorme repertório de tons azulados presentes em seu cotidiano.

    bjs

  7. Adorei tuas idéias Try Mono e Desfoque!
    Eu tava pensando em começar um projetim para me comprometer com a criatividade fotográfica, mas não sabia direito como eles funcionavam, brigada pelas dicas!
    Vou começar com o 52 weeks, o mesmo que você terminou, achei ele bacana e ao meu alcance de disciplina, hehe.
    Bjão

  8. Eu gosto do projeto de fotografar as ruas, lugares por onde você passa, acho que quando eu comprar meu celular novo vou começar algo parecido. E de fotografar estranhos tbm é bem legal, mas tem que ter muita coragem hehehe

  9. Nossa, todos esses projetos deixaram meus olhinhos brilhando! Principalmente esse em que se fotografa estranhos, é muito interessante! Acho que vou fazer ele e, provavelmente, incentivar os leitores do meu blog a fazerem também porque parece ser muito divertido!

    Adorei o blog/post!

    Beijos,

    Mari

  10. Pingback: Domingo em preto e branco | Gosto de Canela

  11. Pingback: Projeto fotográfico: 52 semanas de portas | Gosto de Canela

  12. Pingback: Nos vemos em 2014 | Gosto de Canela

  13. Pingback: Fica a Dica: Projetos criativos para começar em 2014 | Her Lovely Heart

  14. Pingback: [+] 7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade | Gosto de Canela

Deixe um comentário

