Art Déco e o glamour dos anos 20

Com o filme The Great Gatsby estreando em terras brasileiras agora em Março, algo que vem ressurgindo é o Art Déco. Um estilo decorativo contemporâneo ao recorte temporal do filme, usado nas artes plásticas, artes aplicadas (decoração, mobiliário, arte gráfica etc) e arquitetura.

collage-header

O estilo é de origem francesa (art décoratifs) e que passou a ser pensado e nomeado como tal a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925. A aceitação foi direta, principalmente pela semelhança com o Art Nouveau – que utiliza padrões naturais em materiais industriais – e por unir artes plásticas, industrialização e glamour.

O padrão do Art Déco segue linhas geométricas – retas ou curvas – e elementos metálicos. Nas artes plásticas as figuras humanas ganham perspectivas mais chapadas, silhuetas geométricas, e na face, somente uma linha forma o nariz e a sobrancelha – como nas obras da Escola de Paris. O glamour impera, desde as construções arquitetônicas até o mundo da Moda. As roupas ganham muito brilho, modelagem luxuosa, cabelos curtos (racionalismo), e os homens, impecáveis. Mas não pense que é confuso, Art Déco é clean e puro.

collage-choo

Todas essas características são resquícios de estilos do Futurismo – elementos metálicos -, Cubismo – figuras geometrizadas -, Abstracionismo Geométrico e o Construtivismo – objetividade e maior proximidade com a arquitetura –. Estes estilos artísticos influenciaram diretamente o Art Déco: um estilo luxuoso destinado à burguesia que havia se enriquecido no Pós-Guerra e que produzia a pleno vapor. Porém com o barateamento da produção e com a explosão da Crise de 29, logo o estilo se popularizou ainda mais, principalmente por meio de objetos decorativos.

collage-objetos-da-epocacollage-harpers collage-vogue

Agora assista The Great Gatsby com outros olhos: lembrem do meu post e observem bem o figurino lindíssimo elaborado por ninguém menos que PRADA e tente aplicar no seu dia-a-dia algo desse estilo tão direto, mas ainda assim glamouroso e sedutor.

Anúncios

13 opiniões sobre “Art Déco e o glamour dos anos 20

  1. Post caprichado, adorei! O estilo não faz muita a minha cara, mas acho lindo e muito chique. E realmente define muito o espírito de The Great Gatsby.
    Ah, resolvi aparecer, mas não é que esqueci o seu blog, é que a situação dos meus horários está complicada, aí já viu. É uma pena, porque adoro mesmo passar por aqui (:

    Beijos!

  2. Anos 20 é puro glamour. Lembro-me do filme ‘Meia-noite em Paris’ e babo naquelas festas que o personagem principal frequentou junto com os intelectuais da época.
    Preciso ver O Grande Gatsby (e consequentemente, lê-lo).

    Beijos

  3. Quando tinha aulas de História da Arte, na faculdade, ficava fascinada com o Art Déco! É um estilo tão único e inspirador, gosto muito. E é sempre legal perceber como esses estilos acabam voltando, seja por causa de um filme ou de um livro. Estou bem curiosa pra assistir The Great Gatsby, parece que a estréia não chega nunca!
    Beijo!

  4. Perdi completamente o rumo do texto assim que me deparei com aquele sapato Jimmy Choo. QUE LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. hauahuahuah agora voltando ao texto, devo dizer que art déco nunca foi muito meu forte, mas pelo que vi tá com toda força né? Ansiosa para The Great Gatsby! Bj.

  5. Pingback: Os preferidos de SPFW Verão 13/14 | Gosto de Canela

  6. Pingback: Fashion Rio Verão 2014 e Alexandre Herchcovitch | Gosto de Canela

  7. Pingback: The Great Gatsby e sua riqueza nas capas dos livros | Gosto de Canela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: