Os preferidos de SPFW Verão 13/14

Mais uma semana de Moda lotada de preto e branco, grafismo e geometria. Ouvi e li de muitos que os estilistas brasileiros ainda vivem as sombras dos criadores internacionais e que essa SPFW foi um simples “mais do mesmo”. Além disso, como no futebol, no mundo da Moda todo mundo parece ter um quê de técnico _estilista_ e quer dar pitacos em como deveriam ter feito, criado, imaginado suas roupas, dizendo que nossos designers deveriam ter mais do Brasil em suas criações.

Agora, vamos cair na real e pensar quantos realmente sabem qual é a nossa identidade nacional para além de bananas, Carmem Miranda e estampas florais bastante coloridas? Garanto que muitos jornalistas, críticos e até clientes reclamariam de ano após ano, nossas roupas serem sempre coloridas_ em tons diferentes_ mas sempre parecidas, e aí novamente os estilos internacionais seriam tomados como parâmetro. Acredito que o que muitos esquecem é que Moda é criação, designers, artistas desenhando, inventando e se esforçando pela criatividade, são muitos critérios subjetivos e extrínsecos que influenciam a criação e que no fundo estão sendo esquecidas por essa obsessão do “novo sempre”.

Enfim, falei, refleti e desabafei (!!!), agora vamos aos preferidos do SPFW Verão 13/14:

Animale

spfw_animale

Inspirada em Bali, a Animale veio nos provando que preto e branco fazem o verão sim, e ainda em estampa tropical, sendo minha preferida do primeiro dia. As cores foram preto, branco, roxo pink, coral e vinho e a beleza foi bem fresca, com essa sombra marrom que eu amo e esse cabelo coladinho para trás que para rostos redondos feito o meu causam desespero.

Adriana Degreas

spfw_andrea

Uma sensualidade atemporal, inspiração retrô dos anos 30, 40 e 50, cores extremamente bem pensadas e influências da boemia carioca e art déco. Coleção linda e bem gráfica, uma beachwear incrível, com roupas que podem ser facilmente apropriadas para fora do mundo praia/piscina. A beleza é um espetáculo, esse delineador duplo, linha marcada do côncavo e efeito molhado nos lábios enchem os olhos.

Água de Coco

spfw_agua

Um desfile que assumiu o risco de mostrar as diversidades do Brasil e o fez sem cair no esteriótipo: missão cumprida para a estilista Liana Thomaz. O desfile foi dividido em cinco blocos tratando desde nosso maior paisagista: Burle Marx (daí a inspiração para as estampas verdes) até nossa riqueza em pedras preciosas. Um verão ainda com barriguinha de fora (olha a Carol Trentini abrindo o desfile exibindo seus 5 meses de gravidez) e tecidos com bastante movimento e vibração. Achei que faltou um pouco mais de vida na beleza do desfile, mas enfim, delineador gatinho salva qualquer um e provavelmente ficaria exagerado já que os brincos eram enormes, notaram?.

Neon

spfw_neon

Neon sempre ousada, livre e cheia de cores não importa a estação. Inspirada em Índia, Brasil e Vietnã, explodiu a passarela com cores vibrantes, modelagens de cinturas marcadas, pantalonas, volume e túnicas. É incrível ver 10 anos de uma marca que se reafirma a cada ano com muita originalidade. A beleza é todinha do Kit Make B by Dudu Bertholini: já to de olho nesse batom rosa dessa modelo.

Alexandre Herchcovich

spfw_alexandre

Retomando a sua coleção de 98/99, Herchcovich traz de volta suas primeiras criações. Desfile basicamente preto e branco, com muitas peças delicadas e  sapatos simples e incríveis. A beleza varia entre essa mais clean e outra com batom preto, adorei esse jogo com presilhas formando um corte clássico e assimétrico.

Têca por Helô Rocha

spfw_teca

Coleção desejável, linda, rica e bem estruturada. Inspirado em azulejaria portuguesa os arabescos são formados por apenas agulha e linha utilizadas pelas artesãs dando originalidade e valor a essas peças delicadas ansiosas pelo verão. Uma das poucas que não caiu no grafismo e jogo de preto e branco. E na beleza, canto interno dos olhos bem iluminado, cabelo coladinho e olha o bocão pink de novo!

Lino Villaventura

spfw_lino

Liberdade definiu o desfile do Lino. Em seu release ele já se questionava sobre suas inspirações e nos oferece uma liberdade que tanto é necessária à Moda. Vimos um começo contemporâneo, depois referências medievais e por fim orientalismo com quimonos revisitados_lembram que falei aqui?_ e muito floral. Foi o último desfile do SPFW: um jeito maravilhoso de encerrar o evento, com liberdade, com um desfile muito bem elaborado e vendo o estilista ser aplaudido de pé no seu momento de agradecimento.

Anúncios

3 opiniões sobre “Os preferidos de SPFW Verão 13/14

  1. Confesso que gostei mais das maquiagens do que das roupas.. hehehe
    Mas fico admirada na criatividade desses estilistas pra fazerem algo tão diferente assim. E realmente, acaba ficando um rótulo esse estilo de coisas bem coloridas por conta do país tropical.

    Beijos, Ingrid. Bom final de semana pra ti
    :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: