The Great Gatsby e sua riqueza nas capas dos livros

Todos sabemos que “The Great Gatsby” é maravilhoso – mesmo que alguns odeiem o livro -, mas visto que o filme já foi lançado, infelizmente em 3D, e que o mundo está nessa tendência anos 20 (já falei um pouco aqui) aproveito para mostrar um pouco das muitas dezenas de capas que esse clássico já teve ao redor do mundo.

Para quem não sabe, “The Great Gatsby” é considerada a obra prima de F. Scott Fitzgerald, um escritor americano que viveu entre os ricaços da Era do Jazz nos Estados Unidos e Europa, convivendo com aquela Paris que sonhamos até hoje e que alimenta a fantasia do filme “Meia noite em Paris” do Woody Allen.A história é contada por um jovem que mesmo vivendo entre tanto luxo e ostentação se questiona sobre esse excesso material e exagero, somente por aparências, que se concentra no personagem Gatsby. Durante a crise de 29 o livro de Fitzgerald foi esquecido, porém em 45 e 53 o livro é relançado e assim difundiu-se rapidamente.

A minha seleção seguiu uma ideia entre as mais diferentes e as que achei mais bonitas. É interessante notar que a maioria das vezes há sempre forte a influência da Art Déco e de suas figuras humanas, porém, o que mais me chama a atenção é as que vão além disso e extraem da própria história inspiração e muitas vezes fazem das capas uma “outra arte”.

Vamos lá à minha pequena homenagem a um dos meus livros favoritos:

417d9b9d799cc954909de7f17ef5f5f2

De longe, minha preferida.

PicMonkey Collage

c92624908b6e3c7b06067daaf27ff623

Acredito que a capa mais famosa de todas.

PicMonkey Collage (1)Só de ver as capas já me bate forte o coração de vontade de ler de novo essa história comovente, rápida e cheia de nuances. Espero que vocês se sintam a vontade para ir a livraria mais próxima  e saborear um pouco da trama, garanto que logo no começo você será pego pela declaração na dedicatória, escrita:

“Para Zelda

Me digam qual a preferida de vocês e se tem alguma versão do livro ❤

9 opiniões sobre “The Great Gatsby e sua riqueza nas capas dos livros

  1. Gostei muito da amarela, e claro a clássica azul.

    As novas capas são feias, pior q várias editoras usaram a capa do filme, pq tentaram vender o livro na onda do filme. Das novas só gostei de uma verdinha.

    A minha capa é uma da editora atual, eu adoro esse livro, ainda mais pq ele me achou.

    Bjos e mais bjos

  2. Não conhecia mais que duas capas diferentes do livro. Gostei muito da que tem o perfil da mulher, achei lindíssima e bem delicada, mas minha capa é a azul, a clássica, que também acho linda!

    Abraços

  3. Esse livro tá na lista para ser lido há eras, mas é pouca vida para tanto livro, haha.
    As capas são todas lindas, a minha favorita é essa da Penguin Books (a do carro).
    ;**

  4. Olha, confesso que nem sabia desse livro até ver propagandas e mais propagandas sobre o filme na televisão e na internet.
    Fiquei bem interessada na história, mas gostaria de ler primeiro o livro para depois assistir ao filme.
    Adorei todas as capas, principalmente a primeira que tu mostrou e a do carro

  5. São lindas mesmo, e realmente dá vontade de colecionar. Lembro de ter assistido ao filme na faculdade. Mas nem prestei muita atenção. Só conheço a história meio por cima.

    Ingrid, será que se perdeu? Poxa que triste… 😦
    Bom, se for mandar de novo, tem que ser ainda esse mês, porque em agosto vou me mudar. hehe aí terá que ser no novo endereço. 😛
    Beijos e bom final de semana pra ti.

Deixe um comentário

