#TerçaSemMake

Na penúltima terça publiquei uma foto minha sem maquiagem no instagram. Já devo ter feito isso algumas vezes antes, mas nunca “sinalizei”, até porque nunca vi necessidade disso, como também nunca vi necessidade de sempre me apresentar maquiada nas redes sociais como na “vida real”. E por pensar assim, por pensar que nunca me senti na obrigação de esconder meus defeitos o tempo inteiro, publiquei minha foto com a hashtag #TerçaSemMake. A ideia da Carol, Marie e Nuta do blog carioca GWS – Girl With Style (o blog carioca que mais me identifico sem sombra de dúvida) é que você escolha um dia da semana (de preferência terça-feira) para sair sem maquiagem.

Sim, sem maquiagem nenhuma. Se olhar no espelho com todas as suas manchinhas, poros, olheiras e linhas de expressão, fotografar e publicar nas redes. Pode parecer impossível, mas nem é quando percebemos que aquela dali na foto somos nós mesmas. Em carne e osso, e nada de primer. Não é um exercício fake, ou um discurso raso de “ame a si mesma”, é ir além e sair para ruas sem maquiagem , mostrar pro mundo quem é você; é como minha amiga Lílian disse: “a gente usa maquiagem porque quer, não porque precisa.”

Tente olhar para a sua gaveta de maquiagem e refletir; pensar porque raios você comprou tudo aquilo. Eu olhei para minha e vi que grande parte era para disfarçar meus defeitinhos e outra era para usar e abusar nos batons (minha grande paixão na maquiagem). E  você? Quanto gasta com primers, bb cream, bases caras, corretivos milagrosos, só para disfarçar as marcas que o tempo deixou no seu rosto? Por que esconder suas sardas atrás de bases pesadas? Por que esconder sua olheiras o tempo inteiro, até de você mesma, se você é uma mulher que precisa trabalhar até tarde para manter sua própria vida? Qual é a vergonha de nós mesmas?
1551628_10151987509071429_2125604007_nO que digo não é para sairmos por aí sem cuidarmos da nossa beleza ou negligenciando o que temos de belo. É para se perguntar porquê a maquiagem tem se tornado um disfarce de nós mesmas e não um meio de liberdade e diversão. A minha vida inteira saí com caras sem um pingo de maquiagem, vendo todas as suas marcas do tempo, barbas por fazer e defeitos. E você? Conseguiria sair com alguém sem pelo menos um batom? Assumiria você mesma, como um homem se assume, e o faria te aceitar como você se aceita? 

Não é só uma hashtag que um blog criou para levantar suas buscas, é para não nos tornarmos, novamente, mulheres-objetos que devem ser adornadas e tratadas com futilidades “típicas do universo feminino”, ou do contrário, não somos consideradas mulheres o suficiente pela sociedade. É sobre “girl power“, como elas mesmas dizem, sobre aceitação, beleza real e liberdade.

 

4 opiniões sobre “#TerçaSemMake

  1. Oi Ingrid
    Tudo bem? Encontrei seu blog por acaso e fiquei encantada. Hoje em dia, a maioria da blogosfera esta lotada com as mesmas coisas, mesma ideias, mesmos posts mas é muito bacana encontrar espaços como o seu. Com bastante informação bacana, conteúdo e ideias inspiradoras.
    Sobre o terça sem make, já tinha lido em alguns outros blogs e achei excelente essa ideia. Tomara que pegue e mais movimentos assim comecem a aparecer.
    Parabéns mais uma vez
    Bjs e bom resto de feriado!
    Priscilla

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

  2. Acho legal a ideia, só não entendo pq tem que existir uma tag ou mesmo uma campanha…acho que a coisa tem q ser natural, apenas fluir.

    Eu acho bonito mulher de make [se ela for bem feita é claro], mas sem make também é legal [ainda mais se tem sardinhas ou pintas]. E no dia seguinte por sinal sempre vemos a verdade da coisa.

    Espero que continue postando, achei legal as imagens grandes só não curti a barra onde eu clico pra comentar…não parece nada com vc.

    Bjos e mais Bjos

  3. Putz, realmente… faz tempo que eu não saio sem pelo menos um corretivo pras olheiras e um rímel… acho que isso é o meu “sem maquiagem” hahaha… apesar de que hoje eu fui na casa do meu namorado sem nada de maquiagem e taquei o foda-se, mas desde quando eu tinha uns 12 anos mais ou menos eu já usava lápis no olho todos os dias… posso não fazer a pele, mas pelo menos alguma coisa pra dar um truque nas olheiras e nos cílios eu acabo dando, não adianta. E o povo é foda… quando eu parei de usar delineador ou lápis, sempre ouvia “ahh você tá doente???”… então não tem só o lado você mesma se aceitar e tacar o foda-se, mas também a chatice alheia. Às vezes não é nem maldade, mas enche o saco.
    Mas uma coisa é certa: eu NÃO gasto horrores com maquiagem. Nem a pau. Minhas maquiagens são quase todas de marca nacional e acho que a coisa mais cara que eu tenho, dessas maquiagens mais corriqueiras (base, pó, máscara etc) é o pó mesmo, mas que é da Contém 1g mesmo e porque eles tacam a porra da faca na gente 😦 só gasto quando é alguma maquiagem mais artística/específica, tipo cores únicas e que eu vou usar de vez em nunca – ou seja, maquiagem que eu quero usar, não que eu preciso. Mas acho um CU quando homem fica metendo o bedelho nessa história de maquiagem, no sentido de querer mandar na gente e dizer que mulher fica melhor ou pior com ou sem maquiagem. Fio, fica de boa que a gente não se maquia pra vcs o tempo todo… e se o faz, é com uma missão específica e pelo masculino hahahah…

    FIERCEKRIEG

  4. Eu acho super bacana a campanha das meninas do GWS, mas não consigo me identificar taaanto assim pelo fato de que…. eu estou SEMPRE sem make. Andar sem um pingo de maquiagem já é uma coisa tão normal pra mim que acho estranho essa coisa de delimitar um dia. Acho que eu tenho que fazer o contrário, o terça com make, pra eu sair maquiada pelo menos um dia da semana! rs…

Deixe um comentário

