Vista quem você é – Cris Zanetti e Fê Resende

No finalzinho do ano passado comprei o Vista quem você é das meninas do blog Oficina de Estilo. No blog elas dão dicas de como melhorar o guarda-roupa, como evidenciar qualidades e disfarçar defeitos – se esses são seus objetivos, claro – tudo com muito bom senso e “substituindo consumo por autoestima“. Uma ótima leitura (tanto do blog, quanto do livro) para aqueles que querem se conhecer melhor e refletir isso nas suas roupas e/ou começar a entrar profissionalmente no universo da consultoria de estilo.

Processed with VSCOcam with t1 presetProcessed with VSCOcam with t1 preset Processed with VSCOcam with t1 preset

O livro é como diz no título: “para descobrir e aperfeiçoar seu estilo pessoal“, mesclando novidades com dicas já postadas no blog. Tudo começa com “lições” de compras conscientes, principais prioridades e desejos, questionários sobre nossa personalidade, e acima de tudo, de não evidenciarmos nossos defeitos quando nos olhamos no espelho.

Comprei o livro justamente por isso, para me conhecer melhor, entender melhor meus objetivos quando me visto e o que me motiva a comprar, para tomar decisões mais inteligentes. Nunca fui dessas garotas consumistas, não tenho guarda-roupa lotado de roupas novas, mas sempre surgem umas compras por achar a roupa linda, mas depois não usar com nada, porque não orna bem com outras peças, ou não são tão confortáveis quanto eu gosto (por meio do livro descobri que uma das minhas principais prioridades é o conforto). Ou seja, comprava errado.
Processed with VSCOcam with t1 presetProcessed with VSCOcam with t1 preset

Um grande desafio para mim foi conseguir escrever no livro (sim, sou dessas que tem pavor de amassar ou escrever no livro). Depois que lemos um pouquinho sobre como o livro funciona – e sobre determinados grupos de prioridades na hora que nos vestimos – começamos a responder uma série de questionários, respondendo com qual grupo nos reconhecemos, como é dividido nossos horários no dia-a-dia, o que queremos evidenciar, qual a impressão que queremos dar quando nos vestimos, entre outras coisas. Com tudo respondido, elas te dão caminhos de como alcançar esses objetivos dentro das prioridades que você tem, por meio do estudo de silhueta, acabamento, cores, administração de guarda-roupa e definição de identidade visual. Tudo muito simples e didático, mas sem ser bobo e levando bastante a sério o que recomendam.

Um dos questionários respondidos ❤ minhas prioridades são conforto e impacto-decoração

Círculo cromático destacável para nos auxiliar com combinações de cores mais certeiras e originais.

Processed with VSCOcam with t1 presetEm tempos de tanta propaganda e mensagens de compra esse é um livro que quero ler e reler quantas vezes puder para lembrar minha identidade visual e perceber o quanto posso mudar sem acabar com minhas finanças. Como elas bem dizem no livro: “Não há certo e errado, principalmente na Moda“, somos dinâmicos; mudamos de país, emprego ou cidade, e com isso mudam nossos desejos e necessidades, então por que o guarda-roupa deve ser diferente?

Essa é a delícia do livro, os direcionamentos sem a rigidez de um código, sem aquelas histórias de “tal silhueta não DEVE usar isso” ou “para tal pele NÃO DEVE usar tal cor”; a Moda não pode ser mais um modo te aprisionar, mas sim de expressar seus gostos e personalidade. Em outras palavras: vestir quem você é.

7 opiniões sobre “Vista quem você é – Cris Zanetti e Fê Resende

  1. Nossa, que livro bacana :~ parece ser bem útil e ótimo pra “polir” o estilo, mais do ensinar regrinhas (coisa que odeio!)
    Não conhecia esse blog, vou dar uma olhadinha lá :))

  2. Eu acho um pouco paradoxal essa coisa de “não existem regras”, mas preenche esse formulário aqui que eu vou te ajudar a se entender melhor… Enfim, preciso de uma consultoria SUA para entender melhor essa coisa de consultoria de estilo. : )

  3. Hum…

    Deve ser bom um livro!

    Gostei do material gráfico dele…essa paleta parece ser bem legal.

    Serve para homens, apesar que estou tranquilo com meu estilo Dândi!

    Bjos

  4. Pingback: Sobre espelhos e medidas | Gosto de Canela

  5. Pingback: Muito obrigada por eu estar bem | Gosto de Canela

  6. Pingback: Gosto de Canela

Deixe um comentário

