Otto Stupakoff e a moda

Ao começar a disciplina sobre Produção e Fotografia de Moda na faculdade me atentei para algo: “onde estão os nomes brasileiros quando falamos sobre isso?”. “Será que nós não temos ninguém que deva receber atenção nas salas de aula?“.

E por coincidências da vida uma amiga me enviou um link do acervo do IMS com fotografias de Otto Stupakoff. Um fotógrafo brasileiro que, nos anos 50, foi um dos pioneiros da fotografia de Moda. Seus trabalhos não estacionaram somente nesse ramo,  Otto também fotografou Dorival Caimi, Jorge Amado, Jack Nicholson, Presidente Nixon e Grace de Mônaco entre outros, além de ajudar a desenvolver a linguagem da fotografia brasileira no campo expressivo e criativo.

Otto Stupakoff morou em Paris, Los Angeles e em Nova York, e faleceu aos 73 anos em 2009. Foi preso, torturado e quase morreu por fotografar as ruínas deAngkor Wat e os campos de extermínio nas selvas de Battambang.

O estilo de Otto Supakoff é de um glamour mais humanizado, tinha horror a fotos muito posadas e tratava a fotografia de Moda como fotos de família. Por vezes você se sente na sala onde ele fotografou a modelo, “vende” as roupas num editorial de um modo menos óbvio instigando os consumidores a irem além quando veem uma campanha e os próprios clientes que contratam suas fotografias. Ele é um dos poucos que conseguem a clareza de um editorial mesclado às suas próprias experiencias e veio criativo.

Banheiro

 

É maravilhoso perceber como algumas pessoas com sua sensibilidade e muita coragem (10 dos 20 trabalhos que ele fez no Brasil foram inventados por ele) podem mudar um cenário, podem renovar e inovar um mercado que traz novidades, mas que no fundo não arriscam.

Anúncios

4 opiniões sobre “Otto Stupakoff e a moda

  1. Achei muito forte o trabalho.

    Gostei das fotos e o uso da teatralidade para compor as fotos, achei linda essa da medusa.

    Que pena que não consegui ampliar a foto. Adoraria ter um quadro dessa foto.

    Bjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: