Você não pode ter cabelo curto

Assim que eu entrei no curso de Moda, numa aula de Visagismo, me disseram: “Você não pode ter cabelo curto“. Eu na hora perguntei o porquê e ela me disse: “Você tem rosto quadrado e rosto quadrado não pode usar cabelo curto”. Simples e direto. Na hora senti um misto de “será que ela tá me chamando feia em outras palavras ou é só parte da aula?”, mas segui em frente.

Fui pra casa pensando em deixar o cabelo crescer mais, para tudo ficar mais harmônico, aliás, eu sempre fui enlouquecida para descobrir que formato de rosto eu tenho para sempre cortar o cabelo “certo” e nunca errar na franja (caso eu quisesse voltar a ter uma).

O estudo do visagismo foi algo muito difícil pra mim. Queria muito aprender, mas quando aprendi não gostei, sabem como? Na disciplina aprendemos o que vai bem em rostos quadrados, retangulares, triangulares, ovais e redondos, mas no fundo faltou alguma coisa. Tentei ler livros e buscar na internet, mas não ajudou em nada, aliás, piorou ainda mais. São textos sobre “olhos cerrados significam que a pessoa é séria” ou “rostos redondos dão um ar delicado, então use isso ou aquilo”; desculpa, mas não dá pra mim.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Não sei se foi uma interpretação do estudo (vocês podem ver pela definição que o estudo não envolve nada de “pode” ou “não pode”), mas não entendo essas regras criadas. Por que alguém de rosto quadrado não pode usar uma droga de cabelo curto? Por que raios os olhos cerrados querem significar personalidade séria? Até quando nós vamos buscar traços físicos para “explicar” ou “justificar” características psicológicas?

Fiz a disciplina inteira encarando tudo aquilo não como um conjunto de regras, mas como uma “ferramenta de produção de imagem”: descobrir que rostos ovais são mais “fáceis” de lidar na hora de usar acessórios ou maquiar pode me ajudar a escolher modelos caso eu trabalhe com produção de Moda; ou se eu quiser um editorial mais delicado, talvez, uma modelo com rosto redondo faça isso com facilidade enquanto um rosto quadrado dá uma ideia de força e angulosidade.

Saindo da minha maneira de encarar o Visagismo, eu me pergunto (e pergunto a vocês também): será que é tão difícil não criar regras desnecessárias, e, principalmente não transmiti-las numa sala de aula?

Fiquei minhas férias inteiras com essas aulas na cabeça tentando entender melhor o que aprendi e  porquê eu queria tanto aprender qual o meu formato de rosto (e enquanto isso meu cabelo estava crescendo). Olhava no espelho, queria cortar logo aquele cabelo em camadas e mal cortado, mas “meu rosto é quadrado e eu não posso usar cabelos curtos“, até que, enfim, respirei fundo e entrei no salão.

Dias após eu ter escrito o post “Sobre espelhos e medidas“, envolvida em tantos comentários lindos e carinhosos vindos de vários leitores, eu cortei o cabelo e ri na cara da regra, sem maquiagem e com o humor de quem acabou de acordar:

Gosto de Canela - cabelo curtoGosto de Canela -cabelo curtoGosto de Canela - cabelo curtoGosto de Canela - cabelo curtoGosto de Canela - cabelo curto Gosto de Canela - cabelo curto

E essa é minha “carta” para o Visagismo às avessas e para todo mundo que disse que eu não PODIA ter cabelo curto. Ah! Se você tá me lendo e também tem rosto quadrado, ou retangular, ou redondo, ou qualquer formato e quiser ter um novo corte de cabelo, você pode sim.  Aliás, no fim das contas, bem na intimidade de acordar, escovar os dentes e encarar o espelho, é tudo uma questão de estar segura do corte, se olhar com olhos amorosos e gostar do que vê.


Sigam no Facebook e no Bloglovin | Assine a newsletter e receba um resumo mensal do que rolou por aqui!

27 opiniões sobre “Você não pode ter cabelo curto

  1. Vou pesquisar sobre Visagismo, não conhecia essa arte/disciplina mas deve ter uma razão pra tantos não e tantos sim.
    Mas sabe seu cabelo ficou legal, apesar que acho legal quando tem franja.
    Bjos e mais bjos

  2. uhuuuuuu tá lindaaaa! Eu nem falo nada, viu… Acho que dava um soco na cara de alguém que falasse que eu não posso ter o cabelo curto, hahaha!
    O meu tá super parecido com o seu, mas to sentindo falta da minha franjinha já ;~ Você já teve cabelo assim antes ou mais curto?
    :*

  3. Tá linda com esse cabelo! Desde adolescente sempre tive o mesmo corte de cabelo, com a franja dividido ao meio. depois no exército eu tive um cabelo de recruta, aí na juventude revoltante eu tive um cabelo curto com a franja que caía até a barriga! Já deixei meu cabelo cumprido, agora estou com ele totalmente curto….fico pensando que corte de cabelo está envolvido com fases, momentos, amadurecimento…

    Bjs

    Lincoln Koga

  4. Gente!
    Engraçado essas coisas de regras, né?!
    Quem são eles pra me dizer como me sentir bonita?!
    Tenho rosto redondo, cabelo ondulado e se seu quiser ficar careca de franja vou ficar!
    Eu, hein!
    By the way, só vi uma foto sua de cabelo comprido. Te conhecida cabelo curto.
    E pra falar a verdade, você é muito mais linda com seus cabelos ai onde eles estão.
    Eu vejo seu rosto e personalidade com eles ai na altura que estão!
    Belíssima!
    Cada dia mais fã do seu blog!
    Sucesooooo!
    Beijão!

  5. Sou um pouco traumatizada com cabelo curto hahaha
    Na minha formatura fui no salão e fizeram cachos com a chapinha nos meus cabelos porém seguraram tempo demais e meu cabelo queimou todinho, tive que cortar mas na época não queria :/
    Me acostumei mas sinto falta dos longos as vezes hahaha
    Mas toda mulher pode e deve ter cabelo curto se assim se sentir confortável!
    Dani
    pensebeauty.wordpress.com

  6. Ai que absurdo hahaha eu acho isso super nada a ver. Se você tá afim de ter o cabelo de um jeito, você deveria ir lá e fazer! É só ter bom senso sabe. Essa coisa de não pode por causa do formato do rosto e mimimi é furada. Tem vezes que não combina mesmo mas acho que é de pessoa pra pessoa!! E você ficou ótimaaaaaaa com esse cabelo cuto. Amei 😀 ♥

  7. Mandou muito bem, Ingrid! Caga pra regra mesmo porque tu ficou linda com esse cabelo! 😀 😀
    Cortei o meu faz uns quase 4 meses, pra ir tirando aos poucos a tinta do meu cabelo, mas já to louca cortar de novo. Já to achando que tá grande! haha e to agoniada ainda com a parte de tinta que falta pra sair. Mas.. paciência.

    E faz sim o post em minha homenagen :****

  8. Sou do time “a gente pode usar o que e como quiser”, acho legal saber as “regras” para usá-las como ficas, assim como você disse, mas criar padrões e obrigar que as pessoas sejam daquele determinado jeito é o ó. E você fica linda de cabelo curto, isso basta!!

    http://www.novaperspectiva.com/

  9. Ai gente… desculpa, mas não consigo engolir essas “regras” absurdas, que tentam justificar o mundo (e as pessoas) pelo formato do seu rosto, pelo formato da bala do batom, pela posição que a gente dorme… Muito triste e limitado viver dentro desses moldes. Você fica linda de cabelo curto. E quem tem que achar isso é você e não o seu professor de visagismo ou a sociedade. Amei o corte!

  10. Gente, estava aqui pesquisando cabelos curtos pra finalmente me encorajar e cortar meu cabelo, e parei aqui nesse post incrível. Amei o seu corte, e fico feliz em saber que não acontece so comigo essa coisa de colocar regra em tudo, tenho e sempre tive bochechas do tamanho do planeta e sempre ouvi que não poderia cortar menor que o ombro que ia ficar feia. haha


    beijos

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

  11. Acho que realmente existem coisas que ficam melhores em vc e outras não, sabe? Natural, nem tudo fica legal mesmo. Mas não gosto da generalização da coisa toda. Não é porque não combina com tal tipo de rosto que todo mundo que tem esse tipo de rosto é igual, isso é ridículo. E acho que as regras são boas, sim. Mas vc decidi se quer segui-las ou não.
    http://newamelie.wordpress.com/

  12. Tenho certa aversão a regras e acho que por isso acabei desistindo de cursar moda. Acho um verdadeiro porre essa ditadura do “pode” e “não pode”. Quantas vezes já ouvi que não podia usar calça skinny porque meu quadril era mais largo que meus ombros, que não podia usar branco em cima e preto embaixo porque achata a silhueta, ou que cor de sombra tal não combinava com a cor dos meus olhos e blá, blá, blá. O corpo é meu, o dinheiro é meu, faço e compro o que quiser e não preciso que ninguém me diga o que é certo ou errado, sabe? Dicas são legais, mas gosto de ter a liberdade de experimentar e errar, se for o caso, mas poder descobrir sozinha o que gosto e o que não gosto.
    Da mesma forma que pode até ser que pessoas com o rosto quadrado não combinem com cabelo curto, mas quer saber? Você ficou maravilhosa!

  13. Eu me imaginei no seu lugar com alguém me dizendo que eu jamais poderia ter cabelo comprido… algo que eu sempre tive, amo e não consigo imaginar diferente!
    Tenho uma enorme preguiça desse tipo de regras… que gente mais chata querendo determinar o que cada um pode ou não usar! Algumas dicas gerais sobre estética são bem vindas, mas transformar isso em algo determinante nas suas escolhas vai de cada um, e quando se trata de beleza, experimentar coisas diferentes é sempre bom.
    E vc ficou linda com esse cabelo, equilibrou super bem com seu rosto!
    Beijo

  14. Pra que esse tipo de regra sem sentido né?

    Tem coisas que também não curto e não acho que devo usar so pq a regra de moda ou etiqueta diz que preciso. Bla bla bla… Se tenho liberdade de escolha, escolho o que posso usar, vestir, comer e assistir XD

    Belas palavras!

  15. Pra que esse tipo de regra sem sentido né?

    Tem coisas que também não curto e não acho que devo usar so pq a regra de moda ou etiqueta diz que preciso. Bla bla bla… Se tenho liberdade de escolha, escolho o que posso usar, vestir, comer e assistir XD

    Belas palavras!

  16. Pingback: 7 on 7 (agosto,2014) | Gosto de Canela

  17. Sou dessas que acho que todo mundo pode ter o que quiser e o que bem entender, contanto que se sinta bem.
    Não há errado, quando se encontra um alguém de confiança para te ajudar a colocar em prática aquilo que você tem vontade.
    Quer ter cabelo curtinho e acha que não combina? procure alguém que saiba fazer o cabelo curtinho combinar com o seu rosto. Quer fazer uma mega tatuagem em toda as suas costas? Pesquise (e muito) um bom tatuador disposto a fazer essa proeza. Assim por diante.

    O cabelo curtinho ficou muito bom em você. Parece uma atriz, que não lembro de jeito maneira o nome. Deu delicadeza

    Não tenha medo!!!

  18. Pingback: Gosto de Canela

Deixe um comentário

