2 livros básicos sobre Moda

Desde que me interessei por Moda/Indumentária eu buscava boas leituras sobre isso. Não é um caminho fácil se vocês querem saber. A grande maioria das publicações são sobre ‘Moda e “alguma coisa”‘ ou aqueles apanhados como se fossem guias e você acaba tendo que garimpar mais informações aqui e ali.

Esses livros que citei acima são lindos, grandes, imponentes e esse é o grande (com o perdão do trocadilho e repetição da palavra) problema. Não tem como levar um livro desse com você, rabiscar, estudar e geralmente é tudo transmitido a partir de um vestido, um nome, grandes estilos; parecia que faltava algum conteúdo básico antes.

Eu havia cansado de esperar “ingressar numa faculdade” para ser chamada de estudante de Moda, tomei as rédias da criação do meu próprio conhecimento e fui estudar sobre o que tenho interesse. Buscando essas informações cheguei em livros maravilhosos, mais aprofundados como os do Gilles Lipovestky, e também como esses que vou falar hoje.

Acredito que podem existir por aí muitas pessoas que sejam curiosas como eu, que gostem de ler e não se incomodem em aprender sozinhos, e por isso eu trouxe esses dois livretos que servem como pontapé inicial para saber sobre Moda e sua história: A Moda  da Erika Palomino, da coleção Folha Explica Breve História da Moda da Denise Pollini, da coleção Saber de Tudo.

Processed with VSCOcam with t1 preset

 Por menos de 40 reais vocês podem ter informações de Moda de qualidade e que servem pra esclarecer algumas dúvidas como “Afinal, o que é Moda?” e como e quando tudo como começou a se desenvolver até chegar a lógica que conhecemos hoje. Os livros são leves, pequenos, nada que pese muito na bolsa ou incomode de carregar, ótimo pra essas leituras no ônibus, na praia, no metrô ou em casa mesmo com horas seguidas e concentradas.

Se você não quiser ficar aleatório quando o assunto for Moda, se você tem curiosidade de saber um pouquinho mais, mas não quer ler 300 páginas sobre isso, ou se você quer ter uma noção básica para continuar em livros mais específicos, essas são ótimas opções.

Gosto de Canela - A Moda, Erika Palomino

Ilustrações do livro A Moda da Erika Palomino.

A Moda da jornalista Erika Palomino traz uma linguagem um pouco mais fácil, explica alguns conceitos como o que é Moda, sobre a lógica da Moda e suas efemeridades, da Alta-Costura ao Prêt-à-porter (“pronto pra vestir”). A Erika também põe a Moda dentro de um contexto social, dizendo que Moda fala, e muito, sobre uma sociedade – e isso é importantíssimo num livro básico – e também sobre alguns estilos/tribos como Clubbers, Funkeiros entre outros. Além disso, no livro, ela traz o assunto da Moda no Brasil (raro nas publicações de Moda brasileiras) e de como ela se desenvolveu mais intensamente a partir dos anos 90. São alguns capítulos dedicados as semanas de Moda brasileiras e a história de grandes eventos como o SPFW. 

 

Gosto de Canela - Breve História da Moda - Denise Pollini

Ilustrações do livro Breve História da Moda da Denise Pollini

 

 No Breve História da Moda há um panorama mais historicista – como o próprio nome indica -. Ele é meu xodó (confesso!) e digo que poucas vezes aprendi tanto em tão poucas páginas. Denise Pollini começa o livro dizendo o que é Moda, o por quê dela, quando “começa”, porque muda tanto…E após essas respostas ela elabora um panorama bastante sucinto da Moda desde o Séc. XIV até o XX. Termina falando sobre a contemporaneidade da Moda no Brasil e no mundo, depois segue um breve glossário e se ainda não fosse suficiente ela ainda te sugere “Outras Leituras e outras visões” com uma página e meia de bibliografia, listas de sites para acompanhar e filmes!

Os dois livros desmentem a aparente banalidade que marca o mundo da Moda e apresenta a roupa e a busca pela beleza como fortes representações das relações sociais. Espero que com essas dicas muitas pessoas possam entender um pouco melhor o manifesto diário que é nos vestirmos todos os dias. 

Encerro o texto com a citação de Clarice Lispector O Ritual, em  A Descoberta do Mundo e que dá início ao livro Breve História da Moda:

Enfeitar-se é um ritual tão grave. A fazenda não é mero tecido, é matéria de coisa. É a esse estofo que com meu corpo eu dou corpo. Ah, como pode um simples pano ganhar tanta vida?

***

Com esses dois livros criei uma sub-categoria aqui no blog em que vou indexar somente os Livros de Moda. Assim, todo mundo fica mais esclarecido na hora de buscar essas informações por aqui ❤


 Sigam no Facebook e no Bloglovin | Assine a newsletter e receba um resumo mensal do que rolou por aqui!

10 opiniões sobre “2 livros básicos sobre Moda

  1. Parecem interessantes!
    O único livro de moda que eu li é justamente um daqueles grandes, pesados, imponentes, mega ilustrados e sobre um assunto bem específico: A Era Chanel. É lindo e muito bem escrito.
    Vou procurar um desses mais compactos também.
    Beijo

  2. Eu acho tão lindo esse teu amor por moda, mesmo eu que sou totalmente leiga e que não me desperta tanta curiosidade assim, fico super interessada em ler coisas a respeito quando vejo você falando disso, acredita? Você me faz abrir mais meus olhos pra esse assunto e acho isso demais. 🙂
    Você já pensou em futuramente publicar um livro seu a respeito de tudo que você estuda sobre moda? Acho que super deveria!

    Ah sim, eu tenho um gato! Ele ficou com a minha mãe no Brasil, eu morro de saudade dele todos os dias, toda vez que vejo um gato fico toda chorosa e quero abraçar hahaha não é fácil ficar longe do meu felino =/

  3. moda é algo tão incrível, mas tão incrível que as pessoas não acreditam que algo pode ser tão incrível assim! haha
    E eu gosto tanto quando eu acho alguém que gosta de pensar sobre moda!

  4. Olha que legal 🙂
    Minha mãe é modelista, eu aprendi a desenhar vendo ela desenhar, tinha uns 7 anos.
    Hahahahaha tenho várias pastas com desenhos! Eu tinha pensado em fazer moda, mas eu cresci, meio que parei de gostar tanto (e de desenhar) e fui pra arquitetura, hoje sou bem desapegada barra preguiçosa com moda, mas enfim, né? Muito legal sua indicação de livros, principalmente por ir atrás de estudar isso por conta própria.

    Beijos.

  5. ingrid, sempre leio seu blog mas nunca comento (:
    faz um tempo que sinto a necessidade de ler sobre história da moda, semana passada procurei alguns livros e até anotei na minha lista de livros pra comprar futuramente. coincidentemente, achei esse post aqui, já salvei nos favoritos e vou ver se consigo encontrá-los no sebo! obrigada por compartilhar ♥

Deixe um comentário

