[+] 7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade

Eu, lá em 2013, publiquei um texto com 7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade e é um dos posts mais lidos do blog. A fotografia é um recorte, uma parte, uma visão de algo muito maior, não é real, e por isso resolvi “atualizar” essa lista com mais 7 projetos para exercitar nosso olhar, sensibilidade e até mesmo perceber nossa rotina, nós mesmos – e a própria fotografia – de uma maneira diferente.

Uma das coisas que não quis para essa lista foi pensar em projetos com “quantidades de fotos por semana, por dia etc“; não queria algo fechado com prazos ou que precisassem de mais pessoas para concluir a ideia. Pensei somente em temas, algo que possa interessar vocês a, quem sabe, até pensar em seus próprios projetos.

Vamos para a lista?

1.Seeing ceilings –  Desde que trabalhei em museu eu nunca mais olhei para um ambiente da mesma maneira. Eu entro num lugar novo e a primeira coisa que eu faço é olhar o chão e o teto. Eu sempre olho pro teto, não adianta. Tem gente que tem “uma coisa com pisos, eu tenho com tetos. Experimentem notar os tetos de onde vão, e não se limitem à construções, olhem pro topo das árvores, vale a pena também, e registrem. É uma delícia olhar depois ❤

2.– Uma das coisas mais difíceis para mim – e que sempre é um exercício – é fotografar pessoas de costas. Juro que para mim é super complicado de enquadrar, de encaixar a pessoa dentro do ambiente e tornar tudo interessante. Experimentem fotografar uma situação e uma pessoa de costas e deixar tudo tão legal quanto essa foto acima! hahaha

3. Shadow Play – Eu sempre fui uma pessoa de reparar sombras, minhas próprias sombras, sombras de objetos etc. Fazer registros de sombras, ou usar as sombras à seu favor nas fotos vão garantir uma outra visão sobre a luz e sobre a fotografia em si.

 Sem querer, pesquisando no blog do Flickr – adoro esse blog! – vi que eles fizeram uma ótima seleção de fotografias com sombras, vejam que coisa mais linda, e foi de onde surgiu o nome para o projeto.

4. Menos é maisO desafio aqui é contar uma história, causar sensações, efeito estético, fotografar!, usando simplicidade e objetividade. Pode parecer fácil, mas só fotograr xicaras de café centralizadas como vemos aos baldes no Instagram, não conta né?! Eu já tentei e olha, sair da zona de conforto e não fotografar da mesma maneira ou usando os mesmos recursos é bem difícil. Vale a pena tentar! Esse perfil

5. Night Life – Fotos noturnas são sempre uma dificuldade para mim. Um dos meus fotógrafos favoritos é um fotógrafo “noturno” e morro de vergonha de nunca conseguir produzir algo legal à noite. Eu amo a dramaticidade que as luzes dão, as histórias das fotografias feitas à noite parecem mais interessante, não sei explicar.

6. Faceoff – Fotografar pessoas sem mostrar os rosto delas também é uma tarefa que nos exercita. Vale controlar toda a situação ou então treinar os olhos para capturar momentos expontâneos como esse acima. Eu também já tentei fotografar algo assim e é tãão bacana que a gente acaba vendo possíveis fotografia quando uma pessoa abaixa para pegar uma bolsa, quando entra no metrô, quando pega alguém no colo…

[+] 7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade

7. The view from my windowEsse pra mim foi um dos mais maravilhosos que eu já fiz. Sempre fui apaixonada por vistas de janelas, altura etc e daí quis começar a registrar a vista de várias janelas. É um prazer enorme olhar para as fotos e lembrar do momento em que fotografamos e do esforçinho para sair da zona de conforto ao fotografar uma vista de uma janela. Na época eu estava no Rio, hoje, aqui em São Paulo, aposentei a ideia, mas ao fazer essa listinha tá batendo a vontade de novo; algumas fotos eu publiquei, se quiserem ver é só clicar aqui e aqui. Meu projeto não tinha um nome, mas depois que vi esse Flickr Friday, não resisti!

 ***

Essas foram minhas 7 ideias para projetos fotográficos que exercitam a criatividade e novas interpretações, mas se forem curiosos feito eu, se não gostaram de nenhuma das minhas ideias, ou se gostam de conhecer coisas novas/gente talentosa visitem o Flickr Blog – não é publi, peloamor -; lá eles sempre publicam perfis com qualidade incrível, artigos sobre fotografias/fotógrafos famosos do Flickr e o famoso Flickr Fridayno qual eles lançam temas semanalmente e você acaba participando de um projeto diferente por semana.

Quem decidir fazer algum desses projetos linka o post e deixa aqui nos comentários, na fanpage do blog ou põe a hashtag #vinogostodecanelaQuero ver as fotografias de vocês!


Sigam no Facebook e no Bloglovin | Assine a newsletter e receba um resumo mensal do que rolou por aqui!

9 opiniões sobre “[+] 7 projetos fotográficos para exercitar a criatividade

  1. AMEI! Vou seguir total essas ideias, eu adoro fotografar diversas coias, e adoro essas fotos de janelas, onde eu crio um mundo através de uma fotografia.
    Parabéns pelo post 🙂 adorei!
    beijinho, Lê :*

    p.s: que maaaassa, você trabalhou em um museu?! \o haha

  2. Eu amo o blog do flickr e a página deles no facebook, sempre postam umas fotos maravilhosas, né?
    Sobre o museu, eu AMO olhar pra cima ❤ é muito amor, hahaha. Adorei todos esses projetos que postou, eu sempre vou tentando diversificar as fotos e lembrei de fotos que fiz em cada um desses, haha. O meu ~~queridinho no momento e que mais tem me dado o trabalho (mas continuo tentando) é o menos é mais (incluindo pessoas). Tenho postado algumas no ig nesse estilo, mas ainda preciso treinar MUITO meu olhar pra ficar satisfeita com as fotos, pq por mais que pareça simples, não é nada, hahah. Muito mais fácil tirar um retrato "convencional" bonito, do que incluir uma pessoa numa ~~atmosfera minimalista pra fazer uma foto, mas enfim…

    Vou te seguir lá no flickr e vamos MESMO combinar um dia pra sair pra fotografar aqui em SP, eu super topo, viu? Minha vida tá bem zoneada nesse mes de agosto, mas se quiser a gente já programa algo pra setembro que estarei de férias do job aí vai ser mais de boas, hahha to com uns planos de ir em vários lugares aqui de SP pra fotografar (incluindo Pinacoteca, COPAN, MASP, e enfim… hahaha). Beijos.

  3. Amei as fotos. Tipo, eu não sou super entendida de fotografia, mas posso dizer que é realmente difícil tirar foto à noite, então não se sinta mal haha.. normalmente pra isso você precisa de uma lente bem clara, pra deixar entrar bastante luz e não granular muito a foto com ISO. E, cara, pior que eu amo fotos de costas também… acho que nunca tirei nenhuma assim porque, no fim das contas, eu nunca fotografei ninguém exatamente… eu tava pra fazer umas fotografias antes de vir pra cá, mas acabou tudo atropelado e eu não consegui. 😦 Mas sim, composição é tudo… e eu tenho gostado cada vez mais de edições limpas, cores neutras, minimalismo, equilíbrio e proporção.. essas fotos de sets que postam no Instagram ainda são um desafio pra mim!

  4. Bom, primeiramente queria agradecer muito por esse post incrível! hehe. Eu estou com planos de voltar a fotografar mais já que gosto tanto, mas sabe como é aquela falta de criatividade que mistura com preguiça né? Seu post foi tão útil.

    Gostei muito da ideia de Usar sombras, já tirei algumas fotos com sombra, mas nunca foi de proposito hehehehe. Com toda certeza irei praticar o “menos é mais” e como eu acho incrível fotos de xícaras no tumblr!

    Não gosto de tirar foto no escuro, mas não custa nada tentar já que quase nunca tire.

    Obrigado mais uma vez haha!

  5. “mas só fotograr xicaras de café centralizadas como vemos aos baldes no Instagram, não conta né?!” não conta mesmo! hahahaha
    amei, amei as ideias… eu acho tão bonitas as fotos com pessoas de costas e/ou sem mostrar o rosto. e fiquei com vontade de arriscar mais nas fotos noturnas, treinar mais, estudar luz e essas coisas.

    ah, respondi seu comentário lá no meu blog, mas vou deixar aqui também (não sei se chega pra você alguma notificação da resposta):

    vi os cliques que seu namorado fez de você e é pra se derreter toda mesmo (que sorriso mais lindo e sincero na primeira foto, hein? <3). e, siiim, li tarântula e amei! obrigada pela dica! li rapidinho e o que eu mais achei legal é que, apesar do final diferente do filme – e de alguns detalhes diferentes -, tanto o livro como o filme são ótimos! tem filme que me dá raiva quando fica diferente do livro, mas isso não aconteceu com tarântula, pelo contrário! eu só pensava "o almodóvar é muito bom" (e o Thierry Jonquet também, claro)…

  6. Acho que o mais bacana de todos esses projetos que você listou Ingrid é que eles tem em comum isso de você sair da sua zona de conforto. É fácil sair por aí com uma câmera e fotografar o mesmo de sempre, mas já sair com essa visão e esse objetivo de experimentar coisas novas é o mais bacana e recompensador.

  7. Amei as ideias. Eu estava pensando sobre isso nesses último dias, sobre participar de algum projeto, seja ele postando fotos por dias ou por temas. Adorei suas ideias eu pegar algumas pra mim, rsrs.
    Beijocas!

  8. Amei amei demais esse post e quero fazer todos os 7 desafios! Eu já fotografei todos, mas vou me desafiar mais uma vez e tentar tirar uma foto nova pra cada um dos 7, é sempre bom treinar o olhar fotografico e fotografar, né? Então com certeza vou fazer todos, não sei quando, mas vou fazer e aí eu te aviso, provavelmente eu faça algum post, minha cabeça já tá cheia de ideas, ó como você me inspirou, Ingrid! 🙂

    Sobre a praia, sim é frio, ir pra costa aqui na Irlanda é sinonimo de muuuuuuuuuuuuito vento, aqui é uma ilhazinha e o vento sopra demais aqui pra esses lados, principalmente perto do mar.. se o sol está mais quente, fica um clima gostoso, mas se o sol tá fraquinho ou não tem sol, fica bem frio!

Deixe um comentário

