Umectação com óleo de rícino e azeite

Quando falei sobre o que uso para hidratar meu cabelo, prometi falar também sobre como estou nutrindo e tentando minimizar o ressecamento nas pontas e a aparência das pontas duplas. Parece mentira, mas a umectação com óleo de rícino foi a indicação mais barata e que me deu resultados óótimos logo de cara!

A umectação nada mais é que repor a “gordura boa/natural” dos fios, sua carga lipídica, através de óleos ou manteigas 100% vegetais. Se você tem cabelos oleosos (eu também tenho) pode fazer tranquilamente porque é uma necessidade para todos os tipos de cabelo, porém uns precisam mais que outros, como os cabelos quimicamente tratados ou que sofreram processos de descoloração (tipo o meu cabelo!).

Os óleos mais usados são os de amêndoas, óleo de coco, óleo de rícino (!!) e azeite de oliva extra-virgem. O importante é sempre notar se eles são 100% vegetais, nada de comprar óleos minerais que só vão acumular nos seus fios e maquiar os danos, ao  invés de realmente tratá-los.

Para fazer a umectação no meu cabelo eu acabei escolhendo o óleo de rícino, pois além de ser um dos mais baratos (custa em média R$3,50), li em muitos textos que ele seria ideal para cabelos oleosos, pois também ajuda no controle da oleosidade.  Porém, o óleo de rícino é muito espesso e precisa de um outro óleo para que ele seja “carregado” para os fios. Eu tentei, e gente, é quase impossível misturar ele sozinho nos cabelos. Como já tinha azeite de oliva extra-virgem em casa esse foi o escolhido para fazer a misturinha.

Gosto de Canela - Umectação com óleo de rícino e azeite

Para fazer a umectação:

  1. Faça uma mistura de 1:1 dos óleos. Para o meu cabelo uso duas colheres de sopa de cada.
  2. Prenda o cabelo em 4 partes. Para facilitar na hora de passar, né?
  3. Nos meus cabelos passo o óleo de rícino puro na raiz e a mistura passo no comprimento do fio.
  4. Deixe nos cabelos por no mínimo 2 horas (não vá deixar só 15 minutos e dizer que não adiantou, hein?!) e no máximo 8 horas.
  5. Após o tempo de ação lave o cabelo com shampoo transparente, de preferência sem sulfatos, até perceber que o cabelo está sem o óleo.

Eu não consigo mostrar em fotografia como o cabelo fica diferente após a umectação, mas os fios ficam mais alinhados, sinto bastante o resultado nas pontas ressecadas, a oleosidade da minha raiz ficou bem mais controlada…Só fazendo para saber, gente! E vocês nem vão gastar muito.

Como é de acordo com o calendário do cronograma capilar eu faço a nutrição/umectação 1x por semana, mas isso vai da necessidade do teu cabelo, tem meninas que fazem duas vezes por semana e outras já fazem a cada 15 dias.


Gostou do post? Compartilha, dá um like no Facebook  ou sigam no Bloglovin  ♥

 

 

Anúncios

6 opiniões sobre “Umectação com óleo de rícino e azeite

  1. Oi Ingrid, interessante essa misturinha de óleos. Uma coisa bem simples, bem caseira, né? Eu curto essas coisas, mas como recebo muita coisa para cabelo acabo não experimentando esses métodos mais “naturais”. Achei bacana.

  2. Amo, amo, amo!

    Depois que descobri a umectação, minha vida mudou. hahahah Não gasto ryos de dinheiro com produtos caros, os resultados são maravilindos (principalmente a longo prazo) e adoro inventar misturinhas.

    Meu cabelo é naturalmente cacheado, mas eu amo escovar! Me dei super bem com o óleo de coco, que é emoliente. Quando tenho tempo, faço um pré-poo (aplico do couro cabeludo até as pontas, massageando como se não houvesse amnhã), lavo normalmente, e na hora de finalizar, eu espalho algumas gotas do óleo no cabelo ainda molhado antes de secar. Bem pouco mesmo, pra não pesar.

    Gosto de usar azeite quando faço hidratação com glicerina ou quando quero deixar os fios beeem lisos, sempre na hora de finalizar também, antes da escova. Fiz um azeite power, curtido na canela pó e em pau, alecrim e um pouco de óleo de ricino que uso de vez em quando na raíz, principalmente quando eu tenho queda.

    Ah, também amo usar o azeite ou óleo de coco com uma gota de óleo de ricino na parte da frente do cabelo, na testa e perto das orelhas, sabe? Onde os cabelinhos novos são beem frágeis.

    Não vivo mais sem meus óleos ❤

  3. eu fazia umectação com óleo de rícino e o usava sozinho – eu dava uma aquecida rápida nele pra facilitar na hora de espalhar pelo cabelo.

    ah, comprei óleo de côco e estou gostando também.

  4. Toda hora eu abro os posts pra comentar e fico distraída com alguma coisa, socorrrr O: kkkkk
    Eu uso mais esse óleo pra passar numas falhas da minha sobrancelha e por um tempo na raiz do cabelo quando fazia inversão capilar, tbm passo puro nesses casos. Óleo de ricino é de mil e uma utilidades, gente kkkkk tbm recomendo.
    Tão bommmm quando um óleo fica bom assim, né!? Descobri uma paixão que meu cabelo ta amando, que é o óleo de linhaça. Mano do céu, dorando. Tô aproveitando que minha mãe não curtiu de usar na comida e faço nutrição e tbm uso na técnica (?) LOC
    Quero voltar a fazer umas umectaçoes tbmmmm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: