Moda e Arte: Releitura no processo de criação – Dinah Bueno Pezzolo

IMG_20130923_153547

Ler um livro sobre Moda não é lá uma tarefa muito difícil para mim, mas sabe-se lá porque eu só li dois em toda vida. O Império do Efêmero do Gilles Lipovetsky e esse, Moda e Arte: Releitura no processo de criação. Ganhei o livro e aí já viu, a ansiedade foi de lê-lo logo e colocar mais um livro na lista “dos lidos”_que, vergonhosamente, não é nada extensa.

Li o livro em um dia. Meu dia, da manhã até o fim da tarde_com direito a pausas, claro_ foi de Moda, Indumentária e Arte. O livro é encantador, possui muitas imagens_até mesmo quando fala de modos de vestir da I. Média, entre outros_e sempre traz um contraponto com as atualidades do período em que o livro foi publicado. O livro é em si a evidência das releituras no processo de criação de alguns estilistas e como essa dinâmica se dá_sem ser muito pragmática_ fazendo sempre um jogo de observações e treinando seu olhar para os desfiles e tendências. Nos mostra laçarotes e babados no estilo artístico Rococó, pinturas de realezas da época e depois nos fazem associações com Lacroix e Dior; nos mostra toda a relação entre Artes Plásticas e Moda mais abertamente a partir dos anos 20, roupas de Salvador Dali em conjunto com Elsa Shiaparelli; e ainda mais surpreende: gravuras de reclames de roupas no início do Séc XIX servindo de inspiração para grandes artistas em suas pinturas e poses de seus retratados. A troca acontecia e acontece em mão dupla, os dois, artista e designer de moda, trabalhavam e ainda trabalham lado a lado, um inspirando o outro.

IMG_20130923_153617

O livro é dividido por recorte temporal e que vai seguindo a partir de estilos artísticos e depois algumas tendências e mudanças muito marcantes como as referências da androginia, o “terno feminino” e outras modelagens ou acessórios. O texto tem uma linguagem fácil, ótimas referências nas imagens; o que te leva a querer buscar sobre e ainda descobrir que há roupas e acessórios de Moda em Museus de Arte Aplicada em algumas partes do mundo.  Para as meninas que, como eu, querem saber mais sobre Moda e até mesmo para aqueles que não são da Moda, mas desejam saber mais sobre Arte e Moda e suas relações criativas o livro é uma opção maravilhosa.

As reflexões mais aprofundadas sobre esse diálogo entre Arte e Roupa acabam ficando um pouco de lado, mas me ative ao nome do livro e nisso não posso negar que cumpre bastante seu papel: provando que uma faz, com absoluta certeza, parte da outra, servem de inspiração e deboche, crítica e homenagem para ambas.

Olha como marquei ele inteiro com post-its <3

Olha como marquei ele inteiro com post-its ❤ – Nas páginas: Art Déco nas jóias 

Não nego que abriu, ainda mais, meus olhos em relação às tendências e modas atuais, me fez olhar para trás e compreender melhor as influências dos estilistas atualmente, perceber as noções e conceitos que regem uma coleção_ou até mesmo a confusão que as vezes essas referências se tornam_, observar a fotografia, cinema, moda e figurino de outra forma, entender como um atingiu em cheio o outro e como estes mudaram a relação da Moda/homem/corpo/identidade. Me fez apurar ainda mais meu olhar, querer saber e refletir ainda mais sobre a “história das roupas” e sua História, me fez ser ainda mais apaixonada por Moda, Arte e perceber que ainda há muito mais para ver.

Anúncios

8 opiniões sobre “Moda e Arte: Releitura no processo de criação – Dinah Bueno Pezzolo

  1. Fico muito contente, que vc tem lido coisas da sua futura área.

    Conhecer as referências e saber de onde tudo veio ajuda a entender melhor e vai te dar uma boa base no processo de criação, o que vai ser muito importante em breve.

    Legal ver, que vc lotou o livro de anotações…rsrsrs…

    Bjos e mais bjos

  2. livros lindos! curto aqueles sobre as épocas e tendências durante os anos.
    ADOREI o ícone novo do blog, quero um parecido pra mim : floral ❤

  3. Que legal Ingrid! Deu pra ver que o livro foi ótimo pra ti, é ótimo quando a gente lê algo que nos acrescenta na vida, ainda mais de um assunto que você gosta tanto.
    🙂
    E pode conversar comigo por lá sim. Vou esperar sua mensagem.
    Bom final de semana :*

  4. Oi, Ingrid!
    Que livro LINDO! Sou louca por todos os livros de moda/artes/culinária da SENAC, pena que eles são tão caros e raramente posso comprar um. Na bienal eu achei que eles fossem estar mais baratos, mas nem estavam.
    Enfim, deu pra perceber que você adorou o livro, né? Como você pretende trabalhar na área, acaba sendo um investimento 🙂
    Beijos

  5. Ai que demais, Ingrid… se eu tivesse tempo, gostaria de ler. Fiquei interessada ainda mais quando li o nome Salvador Dali aí no meio hhaha e principalmente por envolver moda e arte. Muito bom mesmo. Queria poder entender um pouco melhor de moda pra poder escrever melhor as coisas no blog e não só receita de bolo ou só coisas da boca pra fora, mas infelizmente não posso me dedicar a estudos mais aprofundados por enquanto. Quem sabe quando eu terminar o mestrado eu não entro num curso de costura – pelo menos eu to pensando muito nisso, porque gostaria de começar a costurar umas coisas pra mim, sabe? Não sei, mas queria começar a fazer uns vestidões e roupas assimétricas largonas pra mim, estilo Barbara i Gongini, sabe? E sei lá, pra uma leiga como eu não parece ser assim tão absurdamente impossível, a não ser que eu queira fazer coisas mais estruturadas e justas ao corpo e com tecidos mais difíceis, tipo couro, por exemplo, mas isso eu já nem vou querer mexer heheh… e aí provavelmente nem vou ter capacidade, porque pretendo fazer um curso básico, tipo da Sigbol, que são cursos mais rápidos, de meses, sabe? Mas veremos ainda :)))

    http://www.fiercekrieg.com

  6. Nossa menina, que ilustrações lindas! Adoro ler, mas levar livro pra temporada internacional é super complicado pq livro pesa, e temos limite de peso (eu tenho que viver por 1 ano com uma malinha de 20kg). Geralmente levo um livro de bolso e quando acabo eu mando devolta pro brasil por correio, mas livro grande assim só consigo ler quando eu voltar. A não ser que eu ache em inglês e dê pra alguém quando acabar a temporada. Mas acho que não conseguiria ter tamanho desapego com um livro desses! hahaha! Vou esperar quando eu voltar pro Brasil!

    bjs de Bangkok,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

  7. Moda é um assunto que não me prende meeeesmo, tenho bem pouco interesse em entender melhor como funcionam as tendências, o mercado de moda… Mas imagino que deva ser um livro-referência para quem ama ou estuda o assunto.

  8. Gilles Lipovestky é MUITO AMOR ❤
    Amo os livros que li dele sobre moda.
    E se eu não me engano, essa autora, Dinah, acho que já andei lendo livros dela…. Mas eu não lembro.
    Realmente, ler sobre moda exige MUITO sobre fatos históricos!
    Eu estava ~tentando~ ler semanas passadas o livro 'A Rainha da Moda' da Caroline Weber. É bem ~cansativo~ porque é aula de história direto, mas é gostoso. Só parei na pág 50 e tive que devolver na biblioteca porque não estava dando conta por conta dos trabalhos da faculdade T.T
    Mas ainda vou terminar ❤
    Moda PARECE um mundo glamouroso, lindo e fácil de entender. Só que não. Moda é complicado e o mundo glamouroso.. Ha ha.. É não, minha mãe já trabalhou meio que no ramo e é uma pessoa atrás de outra querendo puxar o tapete.. É tipo Diabo Veste Prada só que pior e sem aquele glamour.. Mas é algo que não me vejo fazendo/estudando outra coisa 🙂
    Enfim, primeira vez que passo no seu blog e gostei daqui 🙂 Estava fuçando nos Blogroll dos blogs que gosto. Já estou entrando em tantos que já não sei por qual encontrei o seu lá =s ueheuhe sorry.
    Analu
    http://9dadesasolta.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: